sábado, 7 de novembro de 2009
To vendo que vocês querem curiosidades né? Olha que o mundo tecnológico é cheio delas. Uma coisa que sempre fascinou foi o nanomundo. Já pensou em coisas tão delicadas que até um fio de cabelo pode danificar? É elas existem, e estão presentes e muita coisa. A nano tecnologia promete um novo mundo sem limites no ramo cibernético. São coisas incríveis. Então vou deixar algumas curiosidades sobre esse “pequeno” fantástico universo aqui.



Você sabia que: as nanocanetas existem?

Sim elas existem, basicamente são canetas que ao invés de usarem tinta , usam nanopartículas. Qual a utilidade dela? Escolhendo as nanopartículas, seria possível criar desde fios, até a circuitos complexos, tudo em nanoescala.

Você sabia que: a luz tem som?

É meio esquisito de se falar, mas o pior é que é verdade. A luz tem som. Pesquisadores alemães desenvolveram uma técnica que torna possível “escutar a luz”, com a combinação de luz e ultrassom.

Você sabia que: os zípers já estão em escala nano?

O zíper sempre foi algo simples, mas muito útil. Pesquisadores usaram as propriedades mecânicas da luz para criar um nanozíper, uma cavidade optomecânica que amplia e reforça as interações entre a luz e o movimento. O dispositivo poderá ser utilizado para detecção de forças, em sensoriamento e comunicações ópticas, entre outras aplicações.

Agora mudando um pouco para energia...

Essa foi criativa: energia gerada com ondas do mar!
Uma coisa lógica que ninguém tinha pensado em fazer. Pra entender vamos ver como funciona a hidroelétrica. Ela basicamente gera energia com motores (dínamos) que são movimentados pela força mecânica da água. Para isso é preciso represa-la para que ela caia com força suficiente para girar os motores.
Com as ondas do mar não é preciso represar nada! Só a força dela em si já é suficiente para gerar energia elétrica, através dessa força mecânica. “Começou a ser instalado nas costas das Ilhas Orkney, na Escócia, o primeiro protótipo em escala piloto de um novo conceito de geração de eletricidade limpa a partir das ondas do mar.”

Que tal guardar um pouco de luz?
Pesquisadores da Universidade de Mainz, na Alemanha, realizaram um sonho longamente perseguido por físicos de todo o mundo: eles construíram uma armadilha de luz, um dispositivo que permite que a luz seja armazenada por longos períodos de tempo.
O dispositivo é inacreditavelmente simples e feito a partir de uma única fibra óptica, o que abre caminho para seu uso em um sem-número de aplicações, de dispositivos quânticos inovadores até as telecomunicações e os equipamentos eletrônicos portáteis.



E pra finalizar com chave de ouro, deixo aqui um pouco do mundo nano:



Espero que tenham gostado, e este é um gosto um tanto quanto... "exótico" meu hehehehe...

No próximo post quero falar um pouco de música!

Lord.

1 comentários:

Uma Sombra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

About Me

Minha foto
Victor França
Ver meu perfil completo

Seguidores